sábado, 29 de agosto de 2009

Os deveres do Pai


OS DEVERES DO PAI





Os últimos capítulos de Efésios mostram o que é a visão do Espírito. O andar no Espírito aparece através de relacionamentos pessoas; esposas os maridos, maridos e esposas; pais a filhos e filhos a pais; patrões a empregados e empregados a patrões.
Efésios 6:4 dá uma exortação muito importante aos pais: “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestações do senhor.”
A palavra aqui traduzida “disciplina” poderia também ser traduzida “educação”. E note que Paulo não está falando com o pai e mãe, mas somente com o pai.De quem é a responsabilidade de educar os filhos? Do pai. Este é o evangelho, a nova aliança.Mais uma vez, Deus revela sua preocupação com o pai.É evidente que a mãe trabalhará em conjunto com o pai. Mas a responsabilidade básica e primária pertence ao Pai.”Não provoqueis à ira os vossos filhos”.É verdade que muitos pais provocam os seus filhos.Meu pai me provocou à ira quando eu tinha apenas dois anos. Fiquei irado, e por muitos anos fui perseguido por este demônio de ira que entrou em mim.
Um pai tem duas obrigações para com os filhos. A primeira é comunicação. A segunda é educação. Se as vias de comunicação não permanecerem abertas entre o pai e seu filho, a educação deste filho será impossível.Não é suficiente o pai dar instrução. O filho precisa estar disposto a recebe-la. É por isto que o pai não pode provocar seus filhos à ira.
A fim de evitar as atitudes negativas de rebelião e desânimo nos seus filhos, um pai precisa dar tempo e atenção a cada filho individualmente. Cada criança precisa ser amada e cultivada na sua personalidade individualmente. Não existe duas crianças iguais. Uma disciplina que beneficiará a uma criança poderá oprimir a outra. É responsabilidade do pai descobrir e pesquisar a responsabilidade de cada um de seus filhos, a fim de produzir nela, não o pior e sim o melhor.
Não provoqueis à ira, à amargura, ou a queixa, mas ao amor e às boas obras.Criai vossos filhos na educação e admoestação do Senhor.




PRÓXIMO ASSUNTO: DESOBEDIÊNCIA DOS PAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário