sábado, 31 de outubro de 2009

A origem do Halloween


Origem do Halloween
Mensagens e Poemas

Acessos
1028
Votos
37
Nota
4.27
A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".
O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas).
De acordo com a crença, Samhain reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para levá-los ao céu dos druídas, nesse exato dia. Para os druídas, Samhain era o fim do verão e o Festival dos Mortos. O dia 31 de outubro marca também o término do ano céltico.
Período Pré-Cristão
Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druídas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus.
Estes raptavam crianças, destruíam plantações e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talvez fossem acesas para guiar os espíritos às casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas. A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nesses rituais originou-se da crença pagã de que, na véspera do Dia de Todos os Santos, havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos, com festas e folias próprias deles mesmos. Supunha-se que fantasmas " frustrados" pregavam peças nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.
Período Cristão
Com o passar dos tempos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa, em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados, a fim de que houvesse adaptação às novas maneiras de viver.
Como exemplo, temos as Jack-O-Lanterns que, feitas com nabos primitivamente, passaram a ser feitas com abóboras. Essas Jack-O-Lanterns são um dos símbolos mais conhecidos do Halloween e têm sua origem entre os irlandeses.
Jack-O-Lantern
Conta a lenda que um homem chamado Jack não conseguiu entrar no céu porque era muito avarento, e foi expulso do inferno porque costumava pregar peças no diabo. Foi, então, condenado a vagar eternamente pela terra carregando uma lanterna para iluminar seu caminho.
"Trick or Treat" (Travessuras ou Gostosuras)
A fórmula Trick or Treat também se originou da Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, vestidas com roupas extravagantes, pedindo doces e balas.
Hoje em dia, principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e alegria. Nessas festas, as pessoas usam máscaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engraçado ou horripilante. As crianças saem às ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo doces e dizendo: "Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peça.

Origem do Halloween
Fonte: Mensagens e Poemas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Desobediência dos Pais


Desobediência dos Pais






Quando os pais falham nas suas responsabilidades ordenadas por DEUS resulta a maldição. No Capítulo 28 de Deuteronômio, encontramos todas as maldições que viriam sobre Israel como conseqüência da sua desobediência à palavra de Senhor. Uma destas maldições se refere à família. Está no versículo 41, e se aplica perfeitamente à situação nos lares hoje:
"Filhos e filhas gerarás,porém não te pertencerão(ou terá prazer neles);porque irão em cativeiro."
Quão poucos pais têm prazer nos seus filhos hoje! Eu poderia contar poucos que eu conheço que realmente têm prazer nos filhos. Por que isto acontece? Por que quase uma geração inteira de jovens tem entrado no cativeiro do ocultismo, das drogas e do sexo? Por que seus pais falharam. Não existem jovens delinqüentes. Só existem pais delinqüentes!Cada vez que encontro crianças necessitadas de libertação, eu digo:
" Filho-problema significa pai problema! "
Até hoje nunca fui enganado. Uma vez numa conferência, eu fui convidado a dirigir uma reunião de libertação para crianças. Exigi que os pais das crianças estivessem presentes na reunião também. Sabe o que no fim da reunião? Estávamos orando pela libertação dos pais!
Os problemas de crianças não se originam co elas. Começam com os próprios pais. O maior fator responsável pela abertura de crianças a ataques demoníacos é de desarmonia entre seus pais. Eu estou plenamente certo de que em qualquer lar onde houver desarmonia entre os pais, os filhos serão automaticamente expostos a ataques de demônios. Geralmente eles não possuem defesas suficientes para resistir a estes ataques. Onde fica a responsabilidade? Sobre os pais.
No livro do profeta Oséias, Deus revela seu julgamento sobre a obstinação e desobediência do povo de Israel. É uma descrição do povo de DEUS hoje. As responsabilidades ordenadas por Deus têm sido abandonadas.
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Os 4:6).
Este é o problema chave. É a raiz do cativeiro, escravidão, destruição e opressão que existem entre o povo de DEUS. É a falta de conhecimento da palavra de DEUS.
O versículo continua: "Porque rejeitaste o conhecimento, eu também te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu DEUS, também eu esquecerei de teus filhos.”
Ninguém pode ser sacerdote aos olhos de DEUS quando rejeita o próprio conhecimento de DEUS! Este é o requisito de DEUS para o sacerdócio: que um homem seja instruído na palavra. Malaquias 2:7 mostra a função do pai na sua própria casa. Que acontece se ele não instruir a sua família na lei do Senhor? O fim do versículo diz: Deus vai se esquecer dos seus filhos.
Por que há tantos jovens e crianças hoje, aparentemente esquecido por Deus? Porque seus pais, e principalmente o pai, tem se esquecido da lei do Senhor. A situação do mundo hoje é uma confirmação evidente e clara de que DEUS não estava brincando quando disse estas palavras em Oséias.

Restauração dos Pais


RESTAURAÇÃO DOS PAIS


No último livro do velho testamento, numa profecia que nos leva até o fim desta época, imediatamente antes do grande julgamento de DEUS, Malaquias diz:

“eis que vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição” ( Ml 4:5,6).
Para que Elias precisa vir? O que ele vai fazer? Qual será a grande necessidade da situação social e religiosa que será encontrada ao findar este século?
Relacionamentos errados na família. Pais e Filhos fora do seu relacionamento correto. E Deus está dizendo que a única coisa que o impedirá de ferir a terra com uma maldição será a conversão dos pais aos filhos e dos filhos para os pais.
Mas para isto DEUS há de levantar um ministério que faça justamente isto. Converterá os corações dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais. Note que a há uma ordem imposta aqui. Os pais se tornarão a seus filhos primeiro. Reconciliação e restauração nos lares se iniciarão com os pais. Esta é a mensagem do Espírito de DEUS para nós hoje. Se os se voltarem a seus filhos, certamente os filhos se tornarão a seus pais.
Esta não é uma mensagem de condenação. DEUS tem na sua palavra maravilhosas promessas para aqueles que cumprirem as suas condições, que se arrependerem dos seus caminhos, e que voltarem a DEUS, sujeitando-se a Ele, e aceitando suas responsabilidades de pais. Leiamos duas destas promessas.
“Acaso tirar-se-ia a presa ao valente? Ou serão libertados os cativos de um tirano? Mas assim diz o Senhor: Certamente os cativos serão tirados ao valente, e a presa do tirano será libertada; porque Eu contenderei com os que contenderem contigo, e os teus filhos eu salvarei” (Is 49:24,25).
O julgamento de Deuternômio 28 já fora cumprido. Os filhos já tinham sido levados ao cativeiro. Eles é que eram as presas do valente, justamente porque a lei tinha sido esquecida. Mas DEUS está prometendo salvar estes filhos. Pais firmem-se nesta promessa. Se vocês voltarem a DEUS, se arrependerem, e se sujeitarem a DEUS, Ele mesmo há de tomar os seus filhos forçosamente da mão dos valentes, e os livrar.
Ainda em Isaías 59:20,21: “E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se desviarem da transgressão, diz o Senhor. Quanto a mim este é o meu pacto com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos seus filhos, nem da boca dos filhos dos teus filhos... para sempre.”
Esta é uma promessa de restauração dos últimos dias, e da volta do povo de DEUS quando vier o libertador de Sião. Deus está formando uma aliança com aqueles que se arrependerem e se voltarem das suas transgressões. Ele está prometendo nunca mais retirar seu Espírito da boca dos filhos e das futuras gerações daqueles que voltam ao Senhor.
A Palavra de DEUS não é de condenação. Se você, pai, tomar a sua posição como homem, abaixo de DEUS, como chefe da sua casa, Deus mesmo se encontrará com você e com a sua casa. E juntos entrarão na provisão de DEUS preparada para a Família.



Esta mensagem foi traduzida do original em inglês,
Intitulado “Fatherhood”.
Direitos autorais pertencem a:
NEW WINE Magazine.
Em 1974.