sábado, 23 de maio de 2009

A Família : céu sobre a terra.


“ A Família: Céu sobre a terra “



Há uma passagem em Deuteronômio que fala sobre a Família.
Em primeiro lugar Moisés fala aos filhos de Israel como entrar na sua Herança em primeiro lugar, e como manter na sua herança, depois de entrarem nela.Todas estas verdades da velha aliança podem ser aplicadas a nós como cristãos através da revelação do Espírito.Por meio destas advertências podemos aprender como nos firmar na nossa herança depois de entrarmos nela.
Na verdade, Israel teve maior dificuldade em permanecer na sua herança do que entrar nela no princípio.Creio que o mesmo ocorre entre aos cristãos hoje.Nós temos muito mais lutas para guardar as bênçãos de Deus em nossas vidas do que tivemos em recebe-las.
Um dos princípios, então que devemos obsevar para poder entrar na herança, e depois permanecer nela, se refere à família.Leiamos:
Deuteronômio 11:18 “Ponde, pois, estas minhas palavras, no vosso coração e na vossa alma: atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos”.Em outras palavras, nossa vida inteira deve ser controlada pela palavra de DEUS.
“E ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentado em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos”(Dt 11:19).
Ensinar aos filhos não quer dizer escola dominical, nem reuniões de mocidade ou outro qualquer tipo de reunião.No entanto é assim que muitos pais cristãos pensam que os filhos devem ser ensinados.Aqui não diz isto.Diz que a palavra de DEUS deve ser o tema de conversa todos os dias no lar.Na mesa ao comer, na hora de levantar, na hora de deitar.Não é uma questão de enviar os filhos à escola dominical para algum professor desempenhar a função abandonada pelos pais.Não é uma questão tão pouco de uma mera leitura diária da Bíblia com as crianças.Instrução espiritual, de acordo com esta passagem, deve ser contínua.É responsabilidade dos pais entrelaçarem o ensino da palavra de DEUS com todas as atividades diárias da vida no lar.
Versículo 20: ” E escrevê-las-eis nos umbrais das vossas casas,e nas vossas portas.” A família toda deve ser confrontada pela palavra de DEUS em todas as formas, em todas as oportunidades e em todos os lugares.A palavra de DEUS deve ser o núcleo de toda a vida familiar.
Versículo 21 , há uma descrição daquilo que acontecerá se fizer assim:”Para que se multipliquem os vossos dias e os dias dos vossos filhos na terra que o Senhor ,com juramento prometeu dar a vossos pais (isto é, para que vocês entrem na terra da sua herança, e ai permaneçam com seus filhos) como os dias do céu sobre a terra”.
Muitas vezes nós usamos a expressão: “É como o céu na terra”.Como serão nossos dias na nossa herança, se nossa vida na família girar em torno da palavra de DEUS!Como o céu sobre a terra!
Quantas famílias modernas parecem ser um “céu na terra”.Muito poucas,por que perdemos o plano de DEUS que mostra como entrar na nossa herança, e como retê-la de pois de entrarmos nela.
O foco central deste plano de DEUS é a família. O lar onde se deve manter a vida espiritual. O lar é o lugar onde os filhos recebem instrução espiritual.Tudo mais ocupa uma posição secundária em relação ao lar.Isto não só vale para dispensação da lei, como também para todas as épocas.
Esta passagem de Deuteronômio é um quadro da provisão de DEUS para seus filhos. O foco de atenção é a família. A chave da família é o Pai. Se o Pai não tomar seu devido lugar, não aceitar sua responsabilidade, e não permanecer como DEUS ordenou, sendo chefe da sua casa, o plano de DEUS nunca poderá funcionar em sua família.



Próximo assunto:Pai ,Sacerdote, Profeta e Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário